JANE EYRE



A história de Jane Eyre começa a ser contada por elam mesma a partir da idade de 10 anos.
Jane´é uma criança órfã que foi recebida na casa do tio, sendo muito querida por ele, mas por uma desventura do destino seu tio ficou doente e em seu leito de morte fez a sua esposa prometer que cuidar de Jane como se fosse um de seus filhos.
Mas isso nunca conteceu, Jane era desprezada pela tia e constantemente sofria violência física por parte do seu primo John, até que em uma dessas vezes ela se rebelou contra esse comportamento hostil, foi catigada e consequentemente enviada para uma internato.
Jane Eyre sonhas em ter uma família que a aceitasse e amasse, suas esperanças era fazer novas amizades nessas instituição. Lá ela conheceu Helen, que se tornou uma grande amiga que a ajudou a suportar todas aquelas privações.

"... a inquietação estava em mim e não raro, me arrastava ao sofrimento."

Ela permaneceu no colégio por 08 anos, dentre eles 02 anos como professora. Jane Eyre queria mais para sua vida, ela queria viver, tinha sede de mudança, portanto se canditatou a um trabalho como preceptora sendo aceita para esse trabalho.

"É em vão que se aconselha sossego aos seres humanos. Eles precisam de ação. E tem que que agir se quiser ação."

Esse novo trabalho era para ser a preceptora da menina Adele, na mansão Thornfield, onde além, de ensinar a menina, ela conheceu o Mr. Rochester, um homem rude que sempre tinha levado uma vida errante, além de ser o seu patrão, mas ele parecia não gostar da mansãp, pois permanecia pouco tempo por lá.
Porém essa estadia se estendeu mais que o normal, e durante esse perído Jane era constantemente convida a presença do Mr. Rochestes na hora do chá, onde ele gostava de conversar longamente com Jane.
Jane se apaixou por Mr. Rochester, mas sabia que não era permitido amá-lo, ela nada mais era do que a professora de Adele. A história está cheia de mistério, por causa de uma mulher misteriosa que vive na mansão, que demonstrar ser perigosa, mas que não recebe punição nenhuma por conta do seu comportamento.
Por causa de visita de uns nobres, fica evidente do interesses de Mr. Rochester por miss Ingran, todos aguardam o casamento para breve, e ele não nega quando é interrogado por Jane Eyre. Só que a possibilidade de casamento do seu patrão trás sofrimentos a Jane, por que ela sabe que a nova senhora Rochester mandará Adele para um colégio interno e ela precisará arrumar uma nova colocação, mas então o inesperado acontece e Mr. Rochester se delacara para Jane:

"Todavia, que haverá de tão humano como a mocidade? E de tão cego quanto a inexperiência? Mociedade e inexperiência afirmavam que tornar a ver Mr. Rochester, olhasse ou não olhasse ele para mim, constituía, por sí mesmo uma alegria suficiente. (...) Fica junto dele enquanto podes! Mas alguns dias ou semanas, no máximo, e terás que deixá-lo para sempre!

"Por você, concebi uma paixão ardente e sincera. Meu coração se inclina para você e ardendo numa flama casta e forte, funde-nos num ente único..."

Porém esse amor já nasceu com muitos segredos obscuros do passado de Mr. Rochester, segredos esses que podem atrapalhar a felicidade e a união dos dois.


O livro é fantástico, narrado na primeira pessoa, com primeira pessoa, com riquesa de detalhes tão grande que nos transportam para os lugares que Jane descreve e vivemos como se em nós mesmos a sua emoção, tristeza, sofrimento... Esse não é apenas uma livro para ler, é também um livro para vivenciar por que Jane Eyre demonstrou ser uma heroína, uma jovem mulher lutadora que souber ir atrás de seus sonhos, numa sociedade em que as mulheres eram vistas como seres passíveis e domináveis, ela rompeu com todos esses paradigmas.

"Tem -se as mulheres como entes passivos; elas, todavia sentem tanto quanto os homens (...) As mulheres penam nos constrangimentos exagerados, na inércia absoluta, precisamente como os homens sofreriam nas mesmas condições."



 A leitura me envolveu de uma tal maneira que fui buscar outras fontes, além de várias adaptações para o cinema encontrei uma versão feita no ano de 2011, mas aconselho não perderem tempo assistindo ao filme, por que é inconsistente e não nos transmite nem a metade da intesidade e emoção do livro.
Eu não conhecia nada sobre esse livro, até aceitar fazer parte do desafio literário do blog Minha vida por um livro http://www.minhavidaporumlivro.com.br, mas posso afirmar com toda certeza que entrou para a lista de meus favoritos.

 

*Parte do Desafio de Clássicos do blog MVL*




0 comentários:

Postar um comentário